Fundo

segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Tem umidade no seu guarda roupas?

Hoje é dia de falar de Organização & Afins, pensei, pensei, pensei e arrumando o guarda roupas percebi que falo sempre de como organizar mas que tal falar de como limpar?


Pois bem, estamos no meio do Inverno, e é muito comum a umidade aumentar nessa estação, e com a umidade fica difícil evitar o famigerado mofo. Pensando nisso, olha que dicas legais descobri para nós:

1. Se seu móvel está com indícios de umidade a 1a coisa a ser feita é desencostá-lo das paredes. Se for possível, afase seus móveis cerca de 5cm para queo ar possa circular e a madeira possa respirar.

2. Próximo passo é tirar tudo e fazer uma boa limpeza com pano de algodão levemente úmido em vinagre branco. Isso mesmo!! E deixe o móvel respirar um pouquinho antes de organizar tudo novamente.

3. Se seu armário não possui saídas de ventilação (tomadas de ar do tipo 'respiradeiras'), procure instalá-las ou deixe as portas abertas por algumas horas em alguns dias das semana. Ventilar é fundamental!

4. Tem roupas que eu gosto de guardar em sacolinhas plásticas e tecido. Se seu armário é úmido, evite as sacolas plásticas para não mofar e estragar suas preciosidades. Prefira sacolinhas de tecido (flanela ou TNT).

5. Não acumule muitas roupas nas gavetas, prateleiras e cabideiros. O ar precisa circular para que as roupas respirem e isso requer espaço entre as roupas e laterais dos móveis; portanto, não 'soque' as roupas e mantenha-as sempre dobradas e arrumadas.

6. Para finalizar, hoje existem no mercado diversos produtos específicos para tratar o probllema de mofo e umidade em armários. São potinhos, sachês, papelzinhos... Escolha você o que mais te agrada.

7. Minha mãe, por morar em Friburgo e ter umidade sempre, é adepta às bolinhas de naftalina. Embora eu não goste, tenho de admitir que as redondas resolvem o problema! Eu prefiro a receitinha de minha vó que consiste em colocar alguns bastões de giz (aquele escolar, encontrado em papelarias) num pedacinho de filó e perdurá-lo dentro do armário. Quando o giz estiver úmido, basta colocá-lo no forno por alguns minutinhos para que seque e reaproveite-os.

8. Para as traças que chegam com a umidade, aproveite o sachezinho de giz acima para colocar uma folhinha de louro e uns cravinhos para resolver o problema. Outra dica é um sachezinho de sândalo.

E aí, gostou das dicas? Espero que sim!! São todas com muito carinho.

Bjokas e uma semana bem sequinha e ensolarada para tds nós. ;D

Um comentário:

Myrian disse...

Olá Anna,

Realmente, lá em Friburgo, o cheiro de mofo nas roupas é um fato sempre presente.
Usei o giz, mas acho que não tive resultado porque coloquei poucos.
Vou tentar com mais quantidade.
Estou torcendo por você!
Beijos.