Fundo

quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Adeus Império! Bem-vinda República!

Em 15 de Novembro de 1889, o bravo e ilustre Mchal Deodoro da Fonseca, num ato simbólico, encerrou as atividades Reais em nosso país e abriu as portas para a República, para a modernidade e principalmente para a democracia que vivemos hoje.
 
 
Eu adoooro história e ficaria aqui por linhas e linhas falando sobre o assunto, mas história a parte hoje eu quero mesmo é falar de decoração  e inspirações palacianas para a decor de casa.
 
 
Quem nunca se inspirou no estilo Luís XV, nos lustres de cristais, nas mobílias rococó e nos papéis de parede franceses ou ingleses para dar um up na casa?
 
 
E o que dizer das porcelanas inglesas, francesas, japonesas ou tchecas com suas flores ou arabescos lindíssimos? O que seriam de nossos jantares ou almoços formais sem a influência inglesa ou francesa para arrumar a mesa? Sabe, a tal Etiqueta ou Etiquete com seus tantos talheres e taças.
 
 
E as cortinas, bandôs e tecidos? Certamente você tem ou gostaria de ter uma cortina inspirada nos palácios reais, apesar do excesso de tecido ou mesmo do trabalho para manutenção das belezuras. Ai, os tecidos... Adamascados, acetinados, rendados, bordados.... E o que dizer dos janelões e vitrais? Pura inspiração para a luz entrar...
 
 
É isso aí people! Que bom que a monarquia passou por nosso país e as influências palacianas não saem das mentes dos decoradores e também das nossas. Vai dizer que esses dourados, rococós e rendas não encantam?! Hsss
 
Bjokas e um feriadão incrível para tds nós. ;D
 
Viva a República e seus 123 anos!
 

2 comentários:

Glau disse...

Bom diaaaa!!! Conheci seu blog fuçando no google e adoreii super astral e lindo..
Parabéns e estou me juntando a vc para trocarmos figurinhas
Convido vc para ir no meu cantinho e se deliciar tb, la está rolando um sorteio bem bacana, gostaria que participasse.
Bjus e ótimo feriado

Glau disse...

Não achei ontem de seguir, onde fica??