Fundo

sexta-feira, 29 de março de 2013

Rogai ao Senhor nessa Sexta-feira Santa!

Sexta-feira Santa ou Sexta-feira da Paixão, qual é o certo dizer e o que significa?
 
 
 Qualquer das formas é correta e esse dia simboliza a Morte do Salvador, nosso Senhor Jesus Cristo, filho de Deus. É a data em que os cristãos lembram o julgamento, paixão, crucificação, morte e sepultura de Jesus Cristo, através de diversos ritos religiosos, como por exemplo a liturgia da Palavra e seguida pela comunhão eucarística dos participantes.
 
Nesse dia, na Igreja católica, é celebrada a Solene Ação Litúrgica, Paixão e Adoração ao Santíssimo Sacramento, adoração essa que começou ontem, após a Missa da Ceia e lava-pés. Uma curiosidade é que a missa de hoje é presidida por um padre, presbítero ou bispo tendo em suas vestes adornadas na cor vermelha.
 
Hoje também é dia de jejum em que não comemos carne vermelha e abstinência de prazeres em respeito ao corpo morto de Nosso Senhor.
 
Ahhh, hoje também é tradicional ter encenação da Paixão de Cristo. Aqui no RJ tem a tradicional apresentação no Arcos da Lapa que acontecerá a partir das 19h em uma versão musical e na Rocinha a partir das 20h. Procure aí na sua cidade e assita!!
 
Quer saber o significado de cada dia dessa semana que foi Santa? Então acesse esse post aqui que fiz no ano de 2011, lá resumidamente comentei dia-a-dia.
 
Bjokas e uma Sexta Santa para tds nós. ;D
 
Fontes de pesquisas: http://pt.wikipedia.org 
 

Um comentário:

chica disse...

Lindos post! beijos,FELIZ PÁSCOA! chica